2020 tem o janeiro mais quente da história, diz agência americana

Em 141 anos de medições da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês), nunca houve um janeiro tão quente como o de 2020.  É o 44º janeiro consecutivo em que o primeiro mês do ano registra temperatura acima da média e o 421º mês com temperatura acima da média para o século 20. 

A temperatura global (terra e oceano) ficou 1,14°C acima da média para o século 20, ultrapassando o recorde de janeiro de 2016 em 0,02°C.

Olhando os hemisférios separadamente, o Norte também teve o janeiro mais quente da história, com 1,5°C acima da média. Já o Sul registra o segundo no ranking. Com 0,78°C acima da média em 2020, fica atrás de janeiro de 2016. 

Outros eventos climáticos que apareceram no relatório da agência americana foram temperaturas recordes em partes de Escandinávia, Ásia, Oceano Índico, Oceano Pacífico central e ocidental, Oceano Atlântico e América Central e do Sul. 

Também chamou a atenção que a cobertura antártica de gelo marinho ficou 9,8% abaixo da média e empatou com janeiro de 2011 como o 10º menor.

Além disso, a cobertura de neve do Hemisfério Norte ficou abaixo da média de 1981-2010, com a 18ª menor em janeiro no recorde de 54 anos.

Fonte: GaúchaZH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.





    [honeypot honeypot-480]

    %d blogueiros gostam disto: