+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Americanos acreditam que a mudança climática é a questão mais importante hoje

Mais da metade dos adultos norte-americanos (56%) afirma que a mudança climática é a questão mais importante que a sociedade enfrenta atualmente. Apesar disso, 4 em cada 10 afirmam que não fizeram nenhuma mudança no comportamento para ajudar a combater as mudanças climáticas. Os dados são de uma nova pesquisa da American Psychological Association, realizada on-line de 12 a 16 de dezembro de 2019.

Sete em cada 10 dizem desejam fazer algo para combater a emergência climática. Só que 51% não sabem por onde começar a agir. 

As pessoas estão tomando algumas medidas para combater as mudanças climáticas, com 6 em cada 10 dizendo que mudaram um comportamento para reduzir sua contribuição para as mudanças climáticas. Quase três quartos (72%) dizem que estão muito ou um pouco motivados para fazer mudanças.

Entre aqueles que já fizeram mudanças de comportamento para reduzir sua contribuição para as mudanças climáticas, quando perguntados por que não fizeram mais, 1 em cada 4 (26%) cita não ter recursos, como tempo, dinheiro ou habilidades. 

Mais de dois terços dos adultos (68%) dizem que têm pelo menos um pouco de “eco-ansiedade” (definida como qualquer ansiedade ou preocupação com a mudança climática e seus efeitos). Esses efeitos podem ter um impacto desproporcional nos adultos mais jovens do país; quase metade das pessoas entre 18 e 34 anos (47%) diz que o estresse que sente sobre as mudanças climáticas afeta suas vidas diárias.

“As implicações para a saúde, econômicas, políticas e ambientais das mudanças climáticas afetam a todos nós. As conseqüências para a nossa saúde mental são profundas”, disse Arthur C. Evans Jr., Ph.D., diretor executivo da APA. “Como as mudanças climáticas são criadas em grande parte pelo comportamento humano , os psicólogos continuam estudando maneiras pelas quais podemos encorajar as pessoas a fazer mudanças comportamentais – grandes e pequenas – para que coletivamente possamos ajudar nosso planeta”.

Pesquisas psicológicas nos mostram que, quando as pessoas aprendem e experimentam os impactos climáticos locais, sua compreensão dos efeitos das mudanças climáticas aumenta. Um quarto daqueles que ainda não fizeram uma mudança de comportamento para reduzir sua contribuição para a mudança climática afirmam ter sofrido impactos ambientais da mudança climática (por exemplo, desastres naturais , condições climáticas extremas) (25%) ou ter visto os impactos ambientais da mudança climática em seus países. comunidade (24%) os faria querer tentar reduzir sua contribuição para as mudanças climáticas.

As mudanças de comportamento mais comuns que as pessoas já fizeram ou estão dispostas a fazer incluem: reduzir o desperdício, incluindo a reciclagem (89%); modernização do isolamento em suas casas (81%); limitar o uso de utilidades domésticas (79%); usar fontes de energia renováveis , como painéis solares ou comprar eletricidade de um fornecedor de energia renovável (78%); consumir menos em geral (77%); ou limitar as viagens aéreas (75%).

É menos provável que os adultos digam que mudaram ou estão dispostos a mudar os hábitos diários de transporte (por exemplo, carro compartilhado, dirigir um veículo elétrico ou híbrido, usar transporte público, caminhar ou andar de bicicleta) (67%) ou sua dieta (por exemplo, comer menos vermelho carne ou mudar para uma dieta vegetariana ou vegana) (62%).

A maioria (70%) também diz que já tem ou está disposto a tomar medidas, como trabalhar com sua comunidade para reduzir as emissões, por exemplo, instalando ciclovias, hospedando mercados de agricultores ou usando painéis solares comunitários . E quase 6 em 10 (57%) afirmam que já têm ou estão dispostos a escrever ou pressionar os funcionários eleitos sobre ações relacionadas às mudanças climáticas com uma proporção semelhante (57%) dizendo que já têm ou estão dispostos a ingressar em uma organização ou comitê ação de mudança climática.

As motivações mais comuns para mudanças de comportamento entre aqueles que tomaram medidas para reduzir sua contribuição para as mudanças climáticas estão querendo preservar o planeta para as gerações futuras (52%), seguidas de notícias sobre as mudanças climáticas e seus impactos nas notícias (43%) .

Cada um de nós pode ajudar a combater as mudanças climáticas com pequenos hábitos diários. Não precisa de dinheiro, tempo ou grandes mudanças. Mas é preciso persistência e, mais importante ainda, convencer mais pessoas todos os dias a se rever seus hábitos também.

Com informações do Meio Ambiente Rio

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato