+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Níveis globais de metano aumentam e batem recorde

Os níveis globais de metano atingiram o nível mais alto desde o que parece ser um aumento atmosférico anual quase recorde no potente gás de efeito estufa.

A concentração de metano na atmosfera da Terra atingiu quase 1.875 partes por bilhão em 2019, acima das 1.866 partes por bilhão do ano anterior, de acordo com dados preliminares coletados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Se confirmado ainda este ano, seria o segundo maior aumento nos níveis de metano em mais de duas décadas. O NOAA começou a coletar dados globais de metano em 1983.

Embora o metano permaneça na atmosfera por apenas alguns anos, é 28 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono para reter o calor do sol, e representa uma ameaça cada vez mais grave aos esforços para combater o aumento do aquecimento global.

“Aqui estamos. É 2020, e não só não está caindo. Não é nivelado. Na verdade, é uma das taxas de crescimento mais rápidas que vimos nos últimos 20 anos “, disse à Scientific American Drew Shindell, cientista climático da Universidade de Duke.

No ano passado, os cientistas alertaram que níveis mais altos de metano dificultam ainda mais o alcance das metas estabelecidas pelo acordo de mudança climática de Paris.

Embora incertos sobre a fonte dos aumentos ano a ano, os pesquisadores da NOAA disseram anteriormente que muito disso vinha dos trópicos.

Eles acreditam que é provavelmente devido a mudanças microbianas nas zonas úmidas tropicais que expulsam o metano, potencialmente causadas por temperaturas mais quentes, o que equivale a um ciclo de feedback perigoso.

A hipótese é que, à medida em que o clima esquenta, aumenta a eficiência das comunidades microbianas que convertem matéria orgânica em metano.

Mas Rob Jackson, professor de ciências do sistema terrestre na Universidade de Stanford, disse que parte do aumento do ano passado provavelmente se deve também ao aumento da agricultura e do uso de gás natural.

Em seu relatório anual de sustentabilidade divulgado na semana passada, a empresa de combustíveis fósseis Shell revelou que suas emissões anuais de metano eram de 91.000 toneladas, ante 92.000 no ano anterior.

Fonte: The Independent

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

Últimos posts

Categorias

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato