+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

ONU: mudança climática tem impacto sistemático para a civilização

A crise climática é um “impacto sistemático para a civilização”, e não uma questão social, ambiental ou econômica específica, disse Sukhrob Khojimatov, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Turquia.

“É um grande desafio para o nosso planeta e para os moradores”, disse Khojimatov, representante residente adjunto do PNUD na Turquia, em um evento na capital turca, Ancara.

Em um discurso durante a cerimônia de abertura do projeto intitulado Melhorando a Ação de Adaptação na Turquia, Khojimatov afirmou que, como o problema é sistemático, também se espera que a solução seja sistemática, o que “deve aumentar a resiliência dos sistemas naturais e humanos, reduzindo a desigualdade em todas as dimensões”

“A mudança climática teve um impacto significativo na Turquia na última década […] os padrões de mudança climática e os desastres relacionados ao clima estão aumentando na Turquia”, disse o representante citando números do departamento de meteorologia do país.

Ele também observou que houve um aumento de longo prazo no número de dias de verão e dias tropicais na Turquia, o que demonstra os efeitos das mudanças climáticas sobre o país.

“Graças à sociedade frutífera, trabalhamos na eficiência de energia, recursos, energia renovável e uma redução integrada do risco de desastre do ecossistema”.

Khojimatov disse que o PUND na Turquia, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e Urbanização, contribuiu para o projeto da União Europeia, que busca construir sociedades resilientes contra as mudanças climáticas.

“O objetivo específico deste projeto é estabelecer um ambiente propício para a adaptação às mudanças climáticas na Turquia, através do desenvolvimento de linhas de base políticas, técnicas e operacionais, que incluem melhores ferramentas de tomada de decisão para as mudanças climáticas nas políticas de adaptação.”

As mudanças climáticas não têm fronteiras

“A mudança climática é, claro, um problema global, e temos que pensar em soluções globais, mas a primeira coisa é que precisamos agir em nível local”, sugeriu Angel Gutierrez Hidalgo, consultor sênior da delegação da União Europeia para Turquia.

Ele argumentou que soluções locais, como o projeto a ser implementado na Turquia, também fornecerão soluções específicas para lidar com as mudanças climáticas.

“Está claro que qualquer ação implementada na Turquia hoje terá um impacto além de nossas fronteiras. E é por isso que também é importante para a UE”, afirmou Hidalgo, enfatizando que as mudanças climáticas não conhecem fronteiras.

Os países da UE são responsáveis ​​por menos de 10% das emissões globais, lembrou o conselheiro, e instou todos os países a agirem juntos.

Durante o evento, Sebahattin Dokmeci, diretor geral adjunto de gestão ambiental do Ministério do Meio Ambiente da Turquia, disse que o aumento na quantidade e intensidade de desastres causados ​​pelas mudanças climáticas representa uma grande ameaça para todos os seres vivos.

Mencionando que a Turquia está localizada no Mediterrâneo oriental, que é vista como uma das regiões mais vulneráveis ​​aos efeitos das mudanças climáticas, Dokmeci observou que a frequência e a gravidade dos desastres no país relacionados às mudanças climáticas aumentaram forma significativa nos últimos anos.

“Especialmente desastres como inundações, deslizamentos de terra e ciclones nas regiões do Mar Negro e do Mediterrâneo geraram uma grande perda de vidas e propriedades”, disse o vice-diretor.

Fonte: TRT

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato