+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Poluição do ar custa 2,9 trilhões de dólares por ano

O custo global da poluição do ar causada por combustíveis fósseis é de US $ 8 bilhões por dia, ou cerca de 3,3% da produção econômica mundial, disse um grupo de pesquisa ambiental nesta quarta-feira.

O relatório do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA) e do Greenpeace do Sudeste Asiático é o primeiro a avaliar o custo global da poluição do ar especificamente da queima de petróleo, gás e carvão.

“Descobrimos que a China Continental, os Estados Unidos e a Índia suportam os custos mais altos da poluição do ar por combustíveis fósseis em todo o mundo, estimados em US $ 900 bilhões, US $ 600 bilhões e US $ 150 bilhões por ano, respectivamente”, afirmou o relatório.

As partículas lançadas pelo uso de combustíveis fósseis representam 4,5 milhões de mortes prematuras a cada ano em todo o mundo, incluindo 1,8 milhão na China e um milhão na Índia, descobriram os pesquisadores.

O novo número está de acordo com as estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 4,2 milhões de mortes por ano relacionadas à poluição do ar no nível do solo, principalmente devido a doenças cardíacas, derrames, câncer de pulmão e infecções respiratórias agudas em crianças.

Viver na área de Nova Délhi, na Índia, é como fumar 10 cigarros por dia, segundo pesquisas anteriores.

“A poluição do ar a partir de combustíveis fósseis é uma ameaça para a nossa saúde e nossas economias que leva milhões de vidas e nos custa trilhões de dólares”, disse Minwoo Filho, ar limpo ativista do Greenpeace da Ásia.

O custo global para 2018 foi de US $ 2,9 trilhões, estima o relatório.

A cada ano, a economia global recebe US $ 350 bilhões atingidos pelo dióxido de nitrogênio (NO2) – um subproduto da combustão de combustíveis fósseis em veículos e usinas – e mais US $ 380 bilhões atingidos pelo ozônio, segundo estimativas do meio do caminho.

Profundamente nos pulmões

De longe, o poluente mais caro é o material particulado fino microscópico (PM 2.5), que representa mais de dois trilhões de dólares por ano em danos, medidos em impactos na saúde, dias de trabalho perdidos e anos perdidos por morte prematura.

A repartição global por mortes prematuras a cada ano era de 500.000 para NO2, um milhão para ozônio e três milhões para PM 2.5.

Cerca de 40.000 crianças morrem todos os anos antes do quinto aniversário devido ao PM 2.5, o que também leva a dois milhões de nascimentos prematuros por ano e o dobro de casos de asma.

As partículas de PM 2,5 penetram profundamente nos pulmões e entram na corrente sanguínea, causando problemas respiratórios cardiovasculares. Em 2013, a OMS classificou-o como um agente causador de câncer.

As estimativas de médio alcance do número de mortes prematuras decorrentes da poluição por combustíveis fósseis incluem 398.000 para a União Europeia, 230.000 para os Estados Unidos, 96.000 para Bangladesh e 44.000 para a Indonésia.

Entre os países que recebem o maior impacto econômico a cada ano estão China (US $ 900 bilhões), Estados Unidos (US $ 610 bilhões), Índia (US $ 150 bilhões), Alemanha (US $ 140 bilhões), Japão (US $ 140 bilhões), Japão (US $ 130 bilhões), Rússia (US $ 68 bilhões) e Grã-Bretanha ( US $ 66 bilhões).

Globalmente, a poluição do ar é responsável por 29 por cento de todas as mortes e doenças por câncer de pulmão , 17 por cento por infecção respiratória baixa aguda e um quarto por derrame e doenças cardíacas , segundo a OMS.

A poluição do ar é um ponto focal de descontentamento social em algumas partes do mundo, levando alguns especialistas a especular que isso poderia levar a uma redução mais rápida do uso de combustíveis fósseis.

“Estamos nos aproximando de um ponto de inflexão em que não será mais aceitável reduzir a vida de pessoas com poluição por combustíveis fósseis ?” Johan Rockstrom, chefe do Instituto de Pesquisa de Impacto Climático de Potsdam, disse à AFP.

O novo relatório usou conjuntos de dados globais para concentrações no nível da superfície dos três principais poluentes analisados ​​e depois calculou os impactos na saúde e nos custos para 2018.

As estimativas das concentrações de PM 2,5 e NO2 foram baseadas em instrumentos de observação da Terra em dois satélites da NASA que monitoram aerossóis na atmosfera.

Mortes, anos de vida perdidos e anos vividos com incapacidade devido à exposição à PM 2,5 são extraídos da Carga Global de Doenças, publicada em 2018 pela PNAS.

Fonte: Rio Meio Ambiente

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato