+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Poluição do ar provavelmente aumentará a taxa de mortalidade por coronavírus, alertam especialistas


Os danos à saúde causados ​​às pessoas pela poluição do ar de longa data nas cidades provavelmente aumentarão a taxa de mortalidade por infecções por coronavírus, disseram especialistas. Sabe-se que o ar sujo causa danos nos pulmões e no coração e é responsável por pelo menos 8 milhões de mortes por ano. Esse dano à saúde subjacente significa que infecções respiratórias, como o coronavírus, podem muito bem ter um impacto mais sério nos moradores da cidade e nos expostos a vapores tóxicos do que em outros.

No entanto, medidas estritas de confinamento na China, onde o surto de coronavírus começou, e na Itália, o país mais afetado da Europa, levaram a quedas na poluição do ar, à medida que menos veículos são movidos e as emissões industriais caem. Um cálculo preliminar feito por um especialista norte-americano sugere que dezenas de milhares de mortes prematuras devido à poluição do ar podem ter sido evitadas pelo ar mais limpo da China, muito superior às 3.208 mortes por coronavírus.

Os especialistas enfatizaram, no entanto, que ninguém está reivindicando a pandemia pode ser vista como boa para a saúde e é muito cedo para estudos conclusivos. Eles disseram que, em particular, outros impactos indiretos do coronavírus na saúde, via perda de renda e falta de tratamento para outras doenças, também serão grandes.

Embora a poluição do ar urbano tenha diminuído nos países desenvolvidos, a compreensão dos danos generalizados que causa à saúde aumentou e o ar tóxico aumentou para níveis extremos nos países em desenvolvimento, como a Índia.

“Pacientes com doenças pulmonares e cardíacas crônicas causadas ou agravadas pela exposição prolongada à poluição do ar são menos capazes de combater infecções pulmonares e mais propensas a morrer. Provavelmente também é o caso do Covid-19 ”, disse Sara De Matteis, da Universidade de Cagliari, Itália, e membro do comitê de saúde ambiental da Sociedade Respiratória Europeia. “Ao reduzir os níveis de poluição do ar, podemos ajudar os mais vulneráveis ​​na luta contra esta e qualquer possível pandemia futura”.

Há evidências de surtos anteriores de coronavírus de que aqueles expostos ao ar sujo correm mais risco de morrer. Os cientistas que analisaram o surto de coronavírus Sars na China em 2003 descobriram que pessoas infectadas que viviam em áreas com mais poluição do ar tinham duas vezes mais chances de morrer do que aquelas em locais menos poluídos.

Pesquisas sobre o surto de coronavírus Mers, vistas pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012, mostraram que os fumantes de tabaco eram mais propensos a contrair a doença e mais propensos a morrer. Pesquisas iniciais sobre Covid-19 sugerem que fumantes e ex-fumantes são mais suscetíveis ao vírus. Mas uma diferença é que o Covid-19 parece ter uma taxa de mortalidade geral menor do que Sars ou Mers.

“Dado o que sabemos agora, é muito provável que as pessoas que estão expostas a mais poluição do ar e que estão fumando produtos de tabaco se saiam pior se infectadas com [Covid-19] do que aquelas que estão respirando um ar mais limpo e que não não fume ”, disse Aaron Bernstein, da Escola de Saúde Pública de Harvard TH Chan, ao Washington Post.

Reduções na poluição do ar foram registradas no norte da Itália, o centro do surto do país. A poluição do ar também caiu drasticamente em toda a China nas quatro semanas após 25 de janeiro, quando as regiões fecharam em resposta ao surto. O nível de PM2,5, pequenas partículas perigosas de poluição, caiu 25%, enquanto o dióxido de nitrogênio, produzido principalmente por veículos a diesel, caiu 40%.

A ligação entre esses poluentes e mortes precoces é bem conhecida e Marshall Burke, da Universidade de Stanford, nos EUA, usou os dados para estimar os impactos na mortalidade por poluição do ar. Os jovens e os idosos são os mais afetados pelo ar sujo e, usando premissas conservadoras, Burke calculou que o ar mais limpo pode ter evitado 1.400 mortes prematuras em crianças menores de cinco anos e 51.700 mortes prematuras em pessoas com mais de 70 anos.

“Parece claramente incorreto e imprudente concluir que as pandemias são boas para a saúde”, disse ele. “Mas o cálculo talvez seja um lembrete útil das conseqüências muitas vezes ocultas do status quo para a saúde, ou seja, os custos substanciais que nossa maneira atual de fazer as coisas implica em nossa saúde e meios de subsistência”.

Ele disse que os impactos indiretos do Covid-19 são provavelmente muito maiores do que os atualmente conhecidos. “Parece provável que quaisquer ‘benefícios’ da redução da poluição do ar sejam dominados pelos custos diretos e, principalmente, indiretos do vírus, como os efeitos na saúde da perda de renda e os custos de morbimortalidade dos Problemas de saúde ocultos que não são tratados.

Sascha Marschang, secretário-geral interino da Aliança Europeia de Saúde Pública, disse: “Quando a crise terminar, os formuladores de políticas devem acelerar as medidas para tirar veículos sujos das nossas estradas. A ciência nos diz que epidemias como o Covid-19 ocorrerão com frequência crescente. Portanto, limpar as ruas é um investimento básico para um futuro mais saudável. ”

Fonte: The Guardian

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato