+55 (41) 9 8445 0000 arayara@arayara.org

Por que as crianças devem emitir oito vezes menos CO2 que seus avós

As emissões globais de CO2 precisam cair vertiginosamente nas próximas décadas para que o mundo atenda às metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a “bem abaixo de 2° C” e, idealmente, abaixo de 1,5° C.

Para que esses objetivos sejam alcançados, os jovens teriam que viver a maior parte de suas vidas sem contribuir significativamente para as emissões globais. Essencialmente, eles teriam menos emissões de CO2 “permitidas” durante a vida útil, em comparação com as gerações mais antigas.

Para determinar quão menores seriam seus limites pessoais de CO2, o Carbon Brief combinou dados históricos sobre emissões e população com projeções para o futuro. Em um mundo onde o aquecimento é limitado a 1,5 ° C, a pessoa média nascida hoje pode emitir apenas um oitavo das emissões vitalícias de alguém nascido em 1950.

A ferramenta interativa desenvolvida pelo Carbon Brief mostra o tamanho do “orçamento de carbono” de cada pessoa durante a vida – com base em quando e onde elas nasceram.

Ele analisa dois cenários diferentes: um em que o mundo limita o aquecimento a bem abaixo de 2 ° C acima dos níveis pré-industriais até 2100; e um aquecimento foi limitado a 1.5C.

Também considera duas maneiras diferentes de compartilhar futuras emissões permitidas: uma onde cada país rastreia caminhos “ótimos” retirados de modelos; e outra, focada na igualdade, onde cada pessoa pode usar a mesma porção de emissões futuras, não importa onde moram.

Em todos os casos, as gerações mais jovens terão que se contentar com orçamentos de carbono vitalícios substancialmente menores do que as gerações mais velhas, se os limites de Paris forem respeitados. Isso ocorre porque a maioria das emissões permitidas já foi consumida, o que significa que os jovens não terão o luxo de emissões não mitigadas desfrutadas pelas gerações mais velhas.

A imagem global
As emissões globais devem atingir o pico na próxima década e diminuir rapidamente para o mundo ficar abaixo dos limites do Acordo de Paris, de acordo com a ONU. Nos cenários examinados neste artigo (consulte a metodologia no final para obter detalhes), as emissões globais atingem o pico por volta de 2020, declinam em torno de 50% até 2045 e depois caem abaixo de zero em 2075, a fim de manter o aquecimento global abaixo de 2° C.

As emissões precisam cair ainda mais rapidamente para que o aquecimento seja mantido abaixo de 1,5 ° C – caindo em torno de 50% em 2030 e abaixo de zero em 2055. Nos cenários de 1,5 ° C examinados aqui, grandes quantidades de emissões negativas são implantadas até o final do século, remover carbono da atmosfera equivalente a cerca de um terço das emissões atuais.

Essas vias de emissão podem ser divididas em “orçamentos de carbono vitalícios” médios que dependem do ano de nascimento de um indivíduo. Essa alocação é baseada na mudança da população global e das emissões durante a vida de cada indivíduo.

Se o aquecimento for limitado a bem abaixo de 2° C, o orçamento global médio de vida útil de carbono para alguém nascido em 2017 é de 122 toneladas de CO2, apenas cerca de um terço do orçamento de alguém nascido em 1950. Se o aquecimento for limitado a 1,5° C, o orçamento restante é de apenas 43 toneladas de CO2 e a diferença é oito vezes maior.

As atuais emissões globais per capita são de cerca de 4,9 toneladas por pessoa por ano. Isso significa que o orçamento de carbono vitalício de alguém nascido hoje é igual a 25 anos de emissões atuais se o aquecimento for limitado a bem abaixo de 2° C – e apenas nove anos de emissões atuais se o aquecimento for limitado a 1,5° C.

Dividir as emissões
Em geral, as reduções de emissões precisarão ser proporcionalmente maiores em países mais ricos e desenvolvidos, como os EUA, onde as emissões per capita são muito altas. Países em desenvolvimento, como a Índia, já têm emissões per capita muito mais baixas.

Para colocar a diferença em perspectiva, o indiano médio teve emissões de 1,9 toneladas de CO2 em 2017, enquanto o número nos EUA foi de 16,9 toneladas de CO2.

Além disso, as emissões históricas variam muito entre os países, sendo que países como EUA e Reino Unido são responsáveis ​​por uma parcela muito maior de emissões acumuladas desde a revolução industrial. Isso coloca uma questão em aberto sobre como os orçamentos globais fixos de carbono estabelecidos pelo Acordo de Paris devem ser divididos entre diferentes países.

Leia o estudo completo aqui.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Nossas redes

E-mail: arayara@arayara.org

Sede Nacional
Brasília – DF ( Distrito Federal)
Avenida Rabelo 46D
CEP 70804-020
Fone/WhatsApp: +55 61 999335152

Núcleo Região Sul
Curitiba – Parana
Rua Gaspar Carrilho Junior 001
Bosque Gutierrez- Memorial Chico Mendes
CEP 80.810-210
Fone/WhatsApp: +55 41 998453000

Núcleo Norte
Belém – Pará

Núcleo Sudeste
Macaé – Rio de Janeiro

Núcleo Nordeste
São Luís – Maranhão

Núcleo Centro Oeste
Sinop – Mato Grosso

Contato